

Realizado pela Pezco Economics, o estudo mostra que, caso a Medida Provisória 1303/2025 seja aprovada da forma como foi enviada ao Congresso Nacional, poderá comprometer desde a estruturação de projetos até o financiamento de obras essenciais nos setores de transporte, logística, saneamento, energia, telecomunicações, social, entre outros.
O levantamento também mostra que haverá uma necessidade de aumento de investimento público na atual carteira de projetos de infraestrutura, o que pode ter efeito negativo no resultado fiscal. Os dados mostram ainda que as tarifas por parte das concessionárias privadas de serviços, como os pedágios nas rodovias, podem sofrer aumento de até 4%.
Realizado em parceria com o escritório BMA Advogados, o Estudo sobre descarbonização no setor de infraestrutura logística traz um diagnóstico de iniciativas desenvolvidas em ministérios e agências reguladoras para incentivar a redução de emissões de gases de efeito estufa.
O documento também apresenta sugestões de políticas públicas, instrumentos de regulação e de financiamento que podem melhorar o ambiente de negócios e a atração de investimentos.